top of page
brin.PNG

Brincar ao ar livre traz benefícios para a saúde mental das crianças, no presente e no futuro

tag site2.png

O contato com a natureza melhora todos os marcos mais importantes de uma infância saudável – imunidade, memória, sono, capacidade de aprendizado, sociabilidade, capacidade física – e contribuiu significativamente para o bem estar integral das crianças e jovens. As evidências apontam que os benefícios são mútuos: assim como as crianças e adolescentes precisam da natureza, a natureza precisa das crianças e jovens. (Programa Criança e Natureza e Sociedade Brasileira de Pediatria, 2019)

Quer saber mais sobre os benefícios de brincar ao ar livre e em contato com a natureza? Acesse o site Criança e Natureza e leia a matéria completa.

Bolha de sabão gigante

Pensamos nas bolhas do sabão como uma ótima dica para o brincar, então como brincadeira pra gente é coisa séria, aconselhamos a todos a reservar um dia para explorar o universo mágico das bolhas de sabão gigantes.

Qualquer objeto cilíndrico serve para fazer bolhas de sabão. Um copo plástico, um canudo, um cano de pvc, e até mesmo com as mãos. Explore a sua criatividade.

Veja o paço a paço de como fazer acessando o link abaixo.

brin1.PNG
Grande pintura

Essa é uma brincadeira que as crianças adoram, que estimula muito a criatividade.  

Basta estender um grande pedaço de tecido ou mesmo cartolinas ou papel pardo, disponibilizar tintas guache coloridas e pincéis. 

Aí é só soltar a imaginação!

Trenó na grama

Essa é uma brincadeira deliciosa que muitos de vocês, pais e cuidadores, com certeza já brincaram. 

Você precisará de um morro onde seus filhos possam sentar no papelão e escorregar até em baixo.

Guerra com balão de tinta

Você vai precisar de camisetas grandes e que possam ser pintadas. Pode fazer tinta caseira, ou  usar corante alimentar, encha os balões de água e tinta e pronto, hora de começar a guerra. Pode ser usado somente água também, caso não seja possível brincar com as tintas. 

brin2.PNG
Bola

Bola é um item que nunca pode faltar, por mais que as crianças brinquem, sempre tem mais energia para uma boa brincadeira com bola. Pode ser jogando futebol, correndo atrás da bola, jogando queimada ou etc…

Grande teia

Para esta brincadeira cheia de desafios, você vai precisar de cordas e árvores para você fazer uma grande teia. Será que as crianças vão conseguir passar por ela?

Piquenique em família

Ok, pode não ser exatamente uma brincadeira, mas é uma atividade ao ar livre, em família e que pode ser muito prazerosa.

gelo.PNG
Caça ao tesouro no gelo

As crianças adoram explorar, não é mesmo? Essa brincadeira estimula a curiosidade.

Coloque para congelar um pote bem grande que você tenha em casa, com vários brinquedos dentro, seu pequeno vai adorar martelar o gelo para descobrir os tesouros que estão congelados ali.

Sombra

Esta brincadeira ao livre para jovens é perfeita para estimular o desenvolvimento motor, e só exige um pouco de criatividade e um dia ensolarado.

Vá até um local onde vocês possam fazer sombra no chão ou na parede, e forme uma fila. O primeiro deverá fazer movimentos engraçados e os demais devem seguir, copiando a sua sombra. Uma boa ideia é tentar imitar os movimentos dos animais.

Siga o mestre

Esse jogo segue o mesmo princípio que o anterior, mas sem ser baseado nas sombras. O mestre deverá fazer movimentos engraçados enquanto os demais devem tentar copiá-lo, com o máximo de fidelidade possível, e sem perder tempo ao trocar de uma pose para outra.

Amarelinha

Uma das mais clássicas brincadeiras ao ar livre, a brincadeira da amarelinha foi trazida ao Brasil pelos portugueses e rapidamente se tornou popular.

Para brincar, desenhe as casas da amarelinha na areia, ou com um giz em uma superfície de cimento ou no asfalto. Depois é só encontrar uma pedrinha e começar a pular com a criançada até chegar ao céu.

opopop.PNG
Outras ideias para brincar ao ar livre

- Pular corda: Uma brincadeira muito recomendada para as crianças! Simples, ela requer apenas de uma corda para trazer benefícios incríveis para a nossa saúde, disposição e bem-estar;

- Esconde-esconde: O esconde-esconde é uma brincadeira que fez parte da infância de muitas pessoas. Isso porque é um jogo simples que não precisa de muita coisa: apenas amigos e muita criatividade para se esconder;

- Pega-pega: Outra brincadeira clássica da infância, o pega-pega tem que fazer parte da nossa lista, já que é uma das brincadeiras mais simples e divertidas de serem realizadas ao ar livre. E você pode fazer de diversas formas, tradicional, em dupla, pega-pega das cores, etc.;

-Cabo de guerra: Aproveitamos o tópico para indicar outra brincadeira que utiliza a corda como elemento principal: o cabo de guerra. É preciso só fazer uma marcação no chão, cada grupo precisa puxar para o seu lado e aquele que conseguir passar o time adversário pela marca, é o vencedor;

- Empinar Pipa: Se tem uma brincadeira perfeita para os ambientes externos, é a pipa. Até porque ela só acontece em dias com mais ventos. É fundamental escolher uma área que não tenha fios de alta tensão, árvores altas ou muita circulação de pessoas;

- Queimada: É uma das brincadeiras que mais desenvolve a competitividade saudável nas crianças, além de estimular o seu pensamento rápido.

Brincar na rua com segurança. 

Brincar na rua também pode ser uma diversão muito legal, mas para que a diversão seja segura, nós precisamos tomar alguns cuidados.

 Veja algumas dicas da EMDEC para que você toda a sua família possa curtir as brincadeiras na rua sem riscos, clicando no link abaixo:

Você tem alguma sugestão de brincadeira e gostaria de publicar em nosso site, nos envie a sua ideia por e-mail, clicando aqui ---->

bottom of page